domingo, 6 de março de 2011

Tambor de Sopapo é destaque no carnaval de Porto Alegre



"O Sopapo foi amplamente usado a partir da década de 1940 em escolas de samba nestas cidades (Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre*). O tempo promoveu uma migração do instrumento para outros contextos. Artistas /grupos musicais se apropriaram do instrumento no final da década de 1990, ressemantizando sua sonoridade e conferindo status diferenciado ao Sopapo, como elemento identitário e ideológico.
O Projeto CABOBU, idealizado pelo músico Giba-Giba e realizado em Pelotas em 2000
e 2001, foi responsável pelo ressurgimento do Sopapo e por esta recontextualização. Através de uma oficina de construção do instrumento, quarenta Sopapos foram doados aos músicos participantes, entre eles Naná Vasconcelos e Djalma Corrêa, culminando com uma bateria composta por Sopapos, num festival de três dias com palestras sobre a cultura musical afrobrasileira e shows onde o Sopapo estava presente em todas as apresentações, numa grande Festa dos Tambores."


O texto acima, retirado da introdução da tese de doutado do etnomousicólogo Mario de Souza Maia, é um excelente contextualizador da cena cultural que gerou o projeto "Tambor de Sopapo"do Coletivo Catarse, desenvolvido durante o ano de 2010. Quando elaboramos o projeto, já vínhamos acompanhando e também ajudando a articular ações de resgate do tambor, como o desfile da escola de samba Bambas da Orgia em 2009, que devolveu o sopapo ao carnaval de Porto Alegre após 30 anos de ausência.

Quando começamos nossas filmagens para o documentário "O Grande Tambor", partimos da construção da identidade do Tambor de Sopapo e sua relação com o carnaval, o grande carnaval de Rio Grande, Pelotas e posteriormente Porto Alegre, que ocorreu entre 1940 e 1970. Constatamos que a sua retirada do carnaval e quase completa extinsão, tem relação direta ao declínio do carnaval do RS e à invisibilidade que a cultura negra possui na construção de identidade gaúcha, representada pelo positivismo branco.

Neste contexto, fica ainda mais relevante o que a escola de samba de Porto Alegre "Império da Zona Norte" fez no carnaval deste ano, levando o músico e ativista cultural Zé Evandro como destaque na bateria, tocando um Tambor de Sopapo. A bateria nota 10 que é comandada pelo grande Sandro Gravador, garantiu mais uma vez que este instrumento volte a fazer parte da maior celebração brasileira, que é o carnaval. Ações como esta trazem o sopapo de volta não somente à avenida, mas também à memória coletiva do estado do RS.

Abaixo vídeo da bateria no sambódromo de Porto Alegre:




*N.E.

terça-feira, 1 de março de 2011

Bloco do Mestre é articulado em Pelotas.


O Movimento de apoio ao Mestre Baptista continua sua caminhada neste carnaval. No dia 12 de Fevereiro foi realizada a Mostra Cultural em Homenagem ao Sopapo, promovido pelo Clube Cultural Fica Ahi, Grupo Odara, Ação Griôt de Pelotas, Grupo de Artistas Plásticos Negros, Coletivo Catarse e Projeto NEAB ICH/UFPel, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, na confecção de camisetas e cartazes.

Como continuidade deste evento, o Clube Cultural Fica Ahi articulou o BLOCO DO MESTRE, que abrirá o desfile das campeãs do carnaval de Pelotas, no dia 12 de Fevereiro. Quem quiser participar desta homenagem ao Grande mestre Batista, basta adquirir uma camiseta, que estão a venda no Clube Cultural Fica Ahi e se fazer presente no dia dos desfiles das Campeãs do Carnaval de Pelotas. Quem já comprou a sua durante a Mostra Cultural, compareça aos ensaios e venha se divertir!!!

Toda a renda será destinada ao Mestre Batista.

Dilermando, do Grupo Odara, no dia de Homenagem
ao Sopapo
, com a camisa do Bloco do Mestre.



Ensaios

Nos dias 04/03 (sexta feira) e 09/03 (quarta feira) acontece no Clube Cultural Fica Ahi, o ensaio para o grande dia. Todos estão convidados a partir das 20h!

Informações: 53 91295515 com Virgínia ou 53 84043090 com Letícia