
domingo, 20 de novembro de 2011
Show de Lançamento do disco do Mestre Paraquedas e Paulo Romeu

segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Ano Afrodescendente - Acampamento na 21ª Semana da Consciência Negra
![]() |
Kit do Projeto Tambor de Sopapo |
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
O Grande Tambor na SEDA Porto Alegre

sábado, 1 de outubro de 2011
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
O Grande Tambor selecionado no Festival de Cinema de Cabo Frio- RJ

V Festival Curta Cabo Frio 2011
Curta Cabo Frio - Festival de Audiovisual da Costa do Sol é um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual nacional. O festival preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas.
Mediante a exibição de filmes em diferentes bitolas e formatos, o festival é caracterizado pela acessibilidade dos diferentes públicos, graças a iniciativas como exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em escolas, bairros e universidades, além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado nacional de audiovisual.
O Documentário do Coletivo Catarse foi selecionado na mostra competitiva de longa digital e concorre com outros seis filmes. O Grande Tambor disputa nas categorias de melhor direção e melhor longa metragem. A exibição ocorrerá no dia 09 de setembro e a cerimônia de premiação no dia 10. Vamos torcer!
Competitiva Longa Digital
- Chantal Akerman, de cá
(Documentário – 2010, Rio de Janeiro, 62:04 min. – Direção: Gustavo Beck, Leonardo Luiz Ferreira e Leonardo Mecchi)
- Copa Vidigal
(Documentário – Rio de Janeiro, 75 min. – Direção: Luciano Vidigal)
- DOC de Amor
(Documentário –2011, Pernambuco, 70:30 min. – Direção: Jucélio Matos)
- Mr. Niterói – A Lírica Bereta
(Documentário –2011, Rio de Janeiro, 89 min. – Direção: Ton Gadioli)
- Noel Rosa Poeta da Vila e do Povo
(Documentário –2011, Rio de Janeiro, 123 min. – Direção: Dacio Malta)
- O Grande Tambor
(Documentário – 2010, Rio Grande do Sul, Coletivo Catarse, 120 min. – Direção: Sergio Valentim e Gustavo Turck)
- Reciclando Sonhos
(Documentário –2010, Rio de Janeiro, 65 min. – Direção: Marcelo Ernandez, Maria Ines Fernandez, Sebastian Carenzo, Santiago Sorroche e Nicolas Diana)
sábado, 13 de agosto de 2011
Exibição do filme O Grande Tambor na inauguração do Espaço Kumbuka Cultural

quarta-feira, 20 de julho de 2011
Gravação com Sopapo: processo e descobertas
Nem sempre se tem, mas o ideal é que os dois microfones - que não o de ambiência - sejam específicos para graves, como por exemplo o excelente microfone recém adquirido pela banda: um Akg 112. Outro exemplo bem sucedido é o Shure beta 52, mas acreditamos que pode-se chegar ao resultado com qualquer microfone que seja específico para captar frequências baixas, como bumbo de bateria.
No dia da gravação desta canção, Malandro Otário, um samba que faz parte do novo disco A Teimosia da Felicidade, não tínhamos dois microfones para graves, então substituímos o da pele (de cima) por um Shure SM 57, que acaba por ressaltar mais os médios agudos e nem tanto os graves. Quando se precisa de ataque e frequências mais altas, o ideal é colocar um SM 57 mais ao lado, mirando as bordas, além do microfone para graves no centro da pele.
No caso, escolhemos usar o microfone específico para graves na parte de baixo, pois o objetivo era captar um grave como de um surdo, com som durador e pouco ataque. Essa característica se escuta no sopapo na parte da boca (em baixo).
Está em aberto se uma captação ainda mais detalhada não poderia contar com mais 2, 3 ou até 4 microfones, visto que este tambor tem um grave imponente curiosamente difícil de captar e além disso tem harmônicos e um lindo som de slap (tapa). Pode-se usar, por exemplo, mais um mic para graves (no total de 3 para este fim) não dinâmico e sim condensador para captar um grave distante, onde a sala estiver proporcionando essa frequência com mais clareza. Na parte da pele, um mic para frequências baixas ao centro e outro para altas ao lado, o clássico para graves na parte de baixo e, quem sabe, mais dois condensadores próximos posicionados para captar um L e R. Pode-se ainda explorar o som da sala (de preferência uma sala grande) onde se coloque mais um par de condensadores L e R, visto que o Sopapo - dizem os mestres - "é pra ser ouvido de longe!".
Fonte: www.bataclafc.com.br
terça-feira, 21 de junho de 2011
Sopapos por todos os lados
Com:
terça-feira, 17 de maio de 2011
domingo, 6 de março de 2011
Tambor de Sopapo é destaque no carnaval de Porto Alegre
"O Sopapo foi amplamente usado a partir da década de 1940 em escolas de samba nestas cidades (Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre*). O tempo promoveu uma migração do instrumento para outros contextos. Artistas /grupos musicais se apropriaram do instrumento no final da década de 1990, ressemantizando sua sonoridade e conferindo status diferenciado ao Sopapo, como elemento identitário e ideológico.
O Projeto CABOBU, idealizado pelo músico Giba-Giba e realizado em Pelotas em 2000
e 2001, foi responsável pelo ressurgimento do Sopapo e por esta recontextualização. Através de uma oficina de construção do instrumento, quarenta Sopapos foram doados aos músicos participantes, entre eles Naná Vasconcelos e Djalma Corrêa, culminando com uma bateria composta por Sopapos, num festival de três dias com palestras sobre a cultura musical afrobrasileira e shows onde o Sopapo estava presente em todas as apresentações, numa grande Festa dos Tambores."
O texto acima, retirado da introdução da tese de doutado do etnomousicólogo Mario de Souza Maia, é um excelente contextualizador da cena cultural que gerou o projeto "Tambor de Sopapo"do Coletivo Catarse, desenvolvido durante o ano de 2010. Quando elaboramos o projeto, já vínhamos acompanhando e também ajudando a articular ações de resgate do tambor, como o desfile da escola de samba Bambas da Orgia em 2009, que devolveu o sopapo ao carnaval de Porto Alegre após 30 anos de ausência.
Quando começamos nossas filmagens para o documentário "O Grande Tambor", partimos da construção da identidade do Tambor de Sopapo e sua relação com o carnaval, o grande carnaval de Rio Grande, Pelotas e posteriormente Porto Alegre, que ocorreu entre 1940 e 1970. Constatamos que a sua retirada do carnaval e quase completa extinsão, tem relação direta ao declínio do carnaval do RS e à invisibilidade que a cultura negra possui na construção de identidade gaúcha, representada pelo positivismo branco.
Neste contexto, fica ainda mais relevante o que a escola de samba de Porto Alegre "Império da Zona Norte" fez no carnaval deste ano, levando o músico e ativista cultural Zé Evandro como destaque na bateria, tocando um Tambor de Sopapo. A bateria nota 10 que é comandada pelo grande Sandro Gravador, garantiu mais uma vez que este instrumento volte a fazer parte da maior celebração brasileira, que é o carnaval. Ações como esta trazem o sopapo de volta não somente à avenida, mas também à memória coletiva do estado do RS.
Abaixo vídeo da bateria no sambódromo de Porto Alegre:
*N.E.
terça-feira, 1 de março de 2011
Bloco do Mestre é articulado em Pelotas.

Como continuidade deste evento, o Clube Cultural Fica Ahi articulou o BLOCO DO MESTRE, que abrirá o desfile das campeãs do carnaval de Pelotas, no dia 12 de Fevereiro. Quem quiser participar desta homenagem ao Grande mestre Batista, basta adquirir uma camiseta, que estão a venda no Clube Cultural Fica Ahi e se fazer presente no dia dos desfiles das Campeãs do Carnaval de Pelotas. Quem já comprou a sua durante a Mostra Cultural, compareça aos ensaios e venha se divertir!!!
Ensaios
Nos dias 04/03 (sexta feira) e 09/03 (quarta feira) acontece no Clube Cultural Fica Ahi, o ensaio para o grande dia. Todos estão convidados a partir das 20h!
Informações: 53 91295515 com Virgínia ou 53 84043090 com Letícia
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Exibição de O GRANDE TAMBOR na quadra da TELLES
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Mostra Cultural para Mestre Baptista
