quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Homenagem a Mestre Baptista


Foto de Leandro Anton

Quando inicou o Projeto Tambor de Sopapo, já tínhamos uma noção de que muito seria (re)descoberto, muitas pessoas e personagens seriam revelados pela incrível trajetória do tambor. Contudo, nenhum de nós imaginou que a trajetória de um homem poderia nos mobilizar tanto quanto a do Mestre Baptista.
Através de suas mãos, do ritmo de sua fala, da sua postura, o Tambor de Sopapo foi (re)montando-se frente os nossos olhos e corações.

Hoje prestamos uma homenagem a este grande homem publicando esse perfil que compõe o Museu da Pessoa.

Um grande salve ao Mestre Baptista.
Kaô kabiecí!

Neives Baptista nasceu em 27 de junho de 1936, em Pelotas (RS), numa época em que a cidade ainda era muito pequena e os bondes cruzavam as ruas. Filho de uma dona de casa e um oleiro, teve uma infância simples, mas de muitas brincadeiras, na qual aprendeu o ofício do pai e se divertiu com o agitado carnaval pelotense. Foi ainda muito jovem que descobriu que tinha o dom de ver os mortos.
Seus pais, por muito tempo, acharam que o menino estava louco e acreditavam que suas visões eram obras do demônio. Neives, ainda menino e assustado, passou a escondê-las dos pais.
Tocou a sua vida, trabalhou em diversos empregos. Foi oleiro em uma fábrica de vidro, taxista, ajudante de caminhoneiro e encontrou a sua vocação na profissão de motorista de ônibus da empresa Nossa Senhora da Penha, na qual trabalhou por 20 anos até se aposentar.
Depois de sua aposentadoria, recebeu uma missão espiritual: deveria consultar seus ancestrais africanos para desenvolver um instrumento que há muito tempo havia sido esquecido nos carnavais de sua cidade – o sopapo.


Para ler todo o artigo publicado no Museu da Pessoa, clique aqui

Um comentário:

  1. Olá, posto um blog sobre Percussionistas e passeando por aqui cheguei no Mestre Baptista, gostaria muito de fazer uma matéria com ele no meu blog, é possível. Sou Luciano Cuica PLay Musico e fotógrafo em BH.
    E-mail: percussao.luciano.andrei@gmail.com
    www.lucianocuicaplay.blogspot.com
    abço

    ResponderExcluir