domingo, 18 de março de 2012

Projeto Tambor de Sopapo passará por 12 cidades do interior do RS

Esta semana a coordenadora do projeto, Sarah Brito, esteve em reunião com Eliane Souza da Coordenadoria da Diversidade da Secretaria Estadual de Educação, fechando os últimos detalhes da temporada do projeto Tambor do Sopapo em 12 cidades, que inicia em Abril.


Sopapo nas Escolas

A ação teve início na 21a Semana da Consciência Negra, produzida pelo Coletivo Catarse em parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, a Secretaria Estadual de Cultura e o Piquete dos Lanceiros Negros. Teve ainda o apoio da Secretaria de Estado de Educação,  Banrisul, Corsan, e Carris. Durante as comemorações foram realizadas uma série de exibições d'O Grande Tambor em 10 escolas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre. As exibições do doc contaram com rodas de vivência com os Mestres Griôs Eugênio Alencar (Paraquedas) e Paulo Romeu de Porto Alegre, e a pelotense Dna Sirley Amaro. 850 crianças e adolescentes foram contempladas,  sucesso que garantiu o apoio do Ministério da Cultura e do IPHAN para a ampliação da ação pelo interior do estado.

Na caravana, além das exibições do documentário e rodas de vivências,  o Projeto Tambor de Sopapo do Coletivo Catarse se junta a Universidade Fora do Eixo na estrada, formando a Coluna Griô 2.0, em um percurso que desenvolverá ações de formação e vivências em diálogo com diversas formas de manifestação cultural, favorecendo debates e articulações entre movimentos sociais, Pontos de Cultura, cineclubes, representantes do poder público, entre outros agitadores culturais. Nesta coluna participarão os Mestres Griôs Paraquedas e Paulo Romeu; juntos, eles vão integrar as ações entre as redes através de encontros que propiciarão a troca de tecnologias e a construção de uma ação conjunta entre todos. Saiba mais sobre os Mestres Griôs.



Mestre Paraquedas e os jovens da E.E. Adão de Farias



Por que Griô 2.0? 


Ao capturar oralidades e construir um conhecimento integrado à ancestralidade das memórias, a Coluna vai contruir uma ponte entre os mestres e as gerações futuras. Muito mais do que um simples registro, a Coluna tenciona ser um produto novo de valor incalculável, contribuindo concretamente para a promoção, a aquisição de informação e a busca de alternativas auto-sustentáveis para a produção da cultura brasileira como um todo.


A produção coletiva que surgirá nesta corrente natural de transmissão entre o tradicional e o digital, e sua disseminação através da WEB, ajudarão ainda a fortalecer a identidade regional dentro de um contexto de mudanças para responder às necessidades de um mundo globalizado, haja vista que a cultura é um dos principais pilares do desenvolvimento. 


Desenvolvimento, aqui, não é só o econômico (produção de riquezas) mas também o desenvolvimento local, humano (qualidade de vida), social (para todos) e sustentável (desta e das próximas gerações), levando à construção de saberes que buscam atingir um padrão de organização em rede, com as características de interdependência, parceria, flexibilidade e diversidade.


UniFDE - Universidade Fora do Eixo


A Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE) surge a partir da necessidade de organização, sistematização e difusão do conhecimento produzido pelo Fora do Eixo, além da busca da conexão com grupos, parceiros e entidades, para a construção e a democratização de tecnologias sociais, conhecimentos teóricos e práticos mais sustentáveis ligados ao tema da cultura. Busca também estimular o debate e a geração de propostas para novas metodologias de formação, a partir da premissa de livre acesso ao conhecimento. O Fora do Eixo é uma rede de cultura livre que conecta pontos de articulação, linguagem e parceiros do campo cultural independente, além de integrar movimentos sociais e catalisadores de ações em torno da economia solidária e cultural digital. Saiba mais.


Conheça as rotas


O primeiro caminho, intitulado de Rota do Vinho, parte de Porto Alegre e chega em Bento Gonçalves no dia 23 de abril. Eles ficam na cidade até dia 25, quando partem para Caxias do Sul. Em seguida, viajam para Vacaria e retornam à capital gaúcha.


A segunda parte, chamada de Rota da Cuca, chega a Soledade no dia 07 de maio e já no dia seguinte, viaja para Erechim. A terceira cidade visitada é Santo Ângelo, no dia 09 de maio e fica até dia 11, quando vai para Ijuí. O grupo fica até 13 de maio para retornar, novamente, à Porto Alegre.


O terceiro trecho, nomeado de Rota do Charque que chega à Pelotas dia 14 de maio e fica na cidade até dia 17, quando segue caminho para Jaguarão. Lá, eles permanecem até dia 20 de maio, quando viajam para Bagé. Em seguida, vão para a última cidade da rota, Livramento, onde se instalam até dia 24 e retornam para PoA.


Quero participar


Os agentes culturais que quiserem entrar em contato com o grupo para fazer parte da agenda de debates, oficinas e demais atividades podem enviar email para sarah@coletivocatarse.com.br, ou telefonar para a Casa Fora do Eixo Porto Alegre (51) 3225-3975. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário